LOGO
Região

Após Santa Casa reclamar, Prefeitura de Franca, SP, repassa R$ 1,4 milhão para custear 10 leitos de UTI Covid-19

Publicado por: Flávia - 30 Jul, 2020 25 Visualizações 0 Comentários

A Prefeitura de Franca (SP) informou que repassou R$ 1,4 milhão à Santa Casa da cidade para o custeio de dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com Covid-19. O dinheiro deverá manter as unidades em funcionamento por três meses.

O depósito foi feito na terça-feira (28) após o hospital divulgar uma nota pública em que alegava ainda não ter recebido o valor. O anúncio do repasse foi feito no dia 18 de julho.

A região da Diretoria Regional de Saúde (DRS 8), que conta com 22 municípios, é a que menos tem leitos de UTI no estado. Segundo o governo de São Paulo, são 8,2 vagas para cada 100 mil habitantes.

Com a contratação, a Santa Casa passará a atuar com 30 vagas exclusivas para casos graves de coronavírus. Nesta quarta-feira (29), a taxa de ocupação no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade é de 100%, com 20 pacientes internados. Na enfermaria, dos 24 leitos, 11 estão ocupados.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado na terça-feira, Franca soma 1.148 moradores infectados e 30 óbitos causados pela doença.

Por causa dos índices de ocupação nos hospitais, a região está na fase vermelha do plano estadual de retomada econômica. Na segunda-feira, o prefeito de Franca, Gilson de Souza (DEM), esteve reunido com os prefeitos das outras 21 cidades para intensificar os pedidos de ampliação da capacidade hospitalar pública ao governo de São Paulo.De acordo com o chefe do Executivo, 67% dos pacientes internados em UTIs nos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Franca são moradores das cidades vizinhas.

Na terça-feira, a Secretaria Estadual de Saúde anunciou o envio de 20 respiradores para a região, dos quais dez são para a Santa Casa de Ipuã, cinco para a Santa Casa de Ituverava e cinco para o Hospital São Marcos, em Morro Agudo (SP).

 

Parceiros

Facebook