LOGO
Região

Secretário de Saúde diz que Franca e região podem decretar lockdown simultâneo

Publicado por: Flávia - 30 Jul, 2020 11 Visualizações 0 Comentários
Na quarta-feira, 29, o secretário de Saúde José Conrado Netto participou do programa Hora da Verdade, na rádio Difusora. Na entrevista, Conrado disse que Franca e outras cidades da região estudam adotar uma paralisação simultânea.
 
De acordo com o secretário, a ideia foi discutida na reunião realizada na última segunda-feira, 27, entre os prefeitos das cidades integrantes da DRS-8 (Divisão de Regional de Saúde). “Na conferência, foi colocado em pauta o lockdown simultâneo. Não adianta somente uma cidade adotar a medida. Isso precisa ser feito de maneira conjunta e enérgica. O tema ainda será discutido mais vezes, inclusive com o secretário de Desenvolvimento do Estado”.
 
Netto especificou como seria o funcionameto da possível paralisação. De acordo com ele, o esquema mais rígido seria adotado no final de semana. “A proposta foi para que somente farmácias e os postos de gasolina, exceto conveniência, abrissem aos sábados e domingos. O funcionamento dos drive-thru também seria permitido, assim como os serviços de delivery. A venda de bebidas alcoólicas também seria limitada a horários específicos”.
 
Na entrevista, Conrado também explicou o funcionamento do sistema de contabilização dos casos de Covid-19. "Isso gera muita dúvida nas pessoas. Quando um paciente realiza um teste de coronavírus e acaba falecendo antes da chegada do resultado, consta na certidão de óbito 'suspeita de Covid-19'. Porém, ao contrário do que muitos pensam, essa morte não é contabilizada. O caso só entra para a estatística de óbitos por coronavírus se o teste, que chega para nós alguns dias depois, apontar a presença do vírus."

Parceiros

Facebook